Mangas da Bahia é barrada por Trump e estado pode amargar prejuízo pesado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou uma lista com quase 700 produtos brasileiros que ficarão isentos da tarifa de 50% anunciada recentemente. No entanto, itens importantes para a economia da Bahia ficaram de fora, como a manga, que é um dos principais produtos exportados pelo estado. A medida pode provocar um prejuízo de até 50 toneladas na produção do Vale do São Francisco.

Por outro lado, produtos como café e carne, que também têm forte presença na produção baiana, foram contemplados com a isenção e não devem ser afetados.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado (Fieb), setores como celulose, pneus, derivados de cacau e o petroquímico também estão entre os mais prejudicados pelas novas tarifas.

Diante da situação, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou, em entrevista à TV Bahia, que irá a Brasília na próxima semana para discutir estratégias e buscar soluções. Ele pretende se reunir com ministros, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o Consórcio dos Governadores do Nordeste.

“Pela manhã, na terça-feira, me reunirei com o consórcio dos governadores do Nordeste. Tomaremos uma posição conjunta em assembleia e, na sequência, me encontrarei com o presidente Lula e com os ministros do Conselho de Desenvolvimento Econômico. E, na quarta-feira, teremos reunião com o presidente ou com o vice, Geraldo Alckmin, para definir os próximos passos”, declarou.

Postar comentário

© Copyright 2012-2025 Remanso Notícias