Governo inicia envio de antídoto contra metanol para cinco Estados

O Ministério da Saúde começou a distribuir etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol, para cinco Estados que solicitaram reforço no estoque. Ao todo, foram enviadas 580 ampolas — 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

Segundo a pasta, as entregas estão sendo realizadas em parceria com as secretarias estaduais de saúde e fazem parte das 4,3 mil ampolas já encaminhadas aos estoques do SUS por hospitais universitários federais, em conjunto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo adquiriu 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, que serão distribuídas aos Centros de Referência de Toxicologia em todo o país. Além disso, o governo comprou 2.500 tratamentos de fomepizol, outro antídoto usado contra intoxicações por metanol, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

De acordo com o último balanço divulgado neste sábado (4), o número de notificações de intoxicação por metanol subiu para 195 em todo o país. Desses, 14 casos foram confirmados e 181 seguem sob investigação. O Estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 162 notificações, e registrou duas mortes causadas pela substância.

Postar comentário

© Copyright 2012-2025 Remanso Notícias