A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta quinta-feira (4), a lista dos 15 vencedores do Concurso Redação Nota 1.000, e Remanso voltou a se destacar no cenário educacional. O estudante Gabriel da Silva Galvão, da rede estadual no município (NTE 10), ficou entre os três primeiros colocados do Ciclo 2, cujo tema foi “Bahia pela paz e a garantia de Direitos”.
O concurso, promovido pela SEC, tem como objetivo incentivar a leitura, a escrita e o pensamento crítico entre estudantes da rede estadual, além de contribuir para a preparação para o Enem e valorizar a diversidade de experiências educacionais da Bahia.
Realizado em cinco ciclos, o certame premiou três alunos em cada etapa. Os vencedores receberão um notebook e certificados emitidos pela Secretaria. A cerimônia de premiação acontecerá durante o Encontro Estudantil da Bahia, no dia 11 de dezembro, na Arena Fonte Nova.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, parabenizou os participantes e destacou o nível das produções:
“Quero parabenizar todos os estudantes que participaram do Concurso Redação Nota 1000. Os resultados dos textos mostram a qualidade do ensino público da Bahia e o potencial de nossos jovens”.
Cada ciclo abordou um tema diferente, alinhado a debates sociais e contemporâneos. Entre eles: memória histórica, garantia de direitos, impactos da tecnologia na saúde emocional, eficiência energética e ancestralidade quilombola. Os textos foram avaliados com base nos mesmos critérios usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Enem 2024, inclusive, a Bahia foi o quarto estado com maior número de redações públicas com notas entre 980 e 1000 pontos — mostrando o avanço da educação no estado e a qualidade dos estudantes, como o remansense Gabriel Galvão.



Postar comentário