O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para Remanso e outras cidades do Vale São-Franciscano da Bahia, válido entre 15 de outubro de 2025, às 03h, e 15 de outubro de 2025, às 03h do dia seguinte. O aviso destaca riscos à população devido à baixa umidade do ar.
Segundo o INMET, a umidade relativa do ar em Remanso e na região pode cair abaixo de 20%, muito inferior aos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse nível de ressecamento do ar pode aumentar problemas respiratórios, desidratação e risco de incêndios.
O instituto classifica os alertas de baixa umidade em três níveis:
Perigo potencial (amarelo)
Perigo (laranja)
Grande perigo (vermelho)
Além de Remanso, as cidades afetadas pelo alerta laranja são: Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho.
A população de Remanso deve redobrar os cuidados, mantendo hidratação adequada, evitando atividades físicas intensas ao ar livre e protegendo a pele e vias respiratórias. Especialistas recomendam o uso de umidificadores de ar, ingestão constante de líquidos e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Postar comentário