O do instituto Atlas Intel divulgou nesta quinta-feira (28) uma pesquisa que testa o desempenho de eventuais candidaturas de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto 2026 contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governador de São Paulo e a ex-primeira-dama são apontados como possíveis substitutos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), que está inelegível até 2030.
De acordo com o levantamento, o petista leva vantagem sobre o governador de São Paulo e a ex-primeira-dama no primeiro turno, mas o cenário se inverte no segundo turno.
No cenário que Lula enfrenta Tarcísio, o petista aparece com 44,1% dos votos contra 31,8% do governador de São Paulo no primeiro turno. Já no turno decisivo, o atual presidente brasileiro aparece com 46,6% , contra 48,4% de Tarcísio. Os votos em branco, nulos ou indecisos somam 5%.
Contra Michelle Bolsonaro, o cenário se repete. No primeiro turno, Lula aparece com 44,2% dos votos, contra 29,7% da ex-primeira-dama. Já na etapa final do pleito, Michelle aparece com 47,9% e o petista 48,8%. Outros 3,3% são votos em branco, nulos ou indecisos.
Apesar da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o nome de Bolsonaro também foi testado no levantamento. De acordo com a publicação, o ex-presidente aparece com 45,4% das intenções de voto no primeiro turno contra 44,6% de Lula. Já na segunda etapa da eleição, os dois aparecem empatados com 48,3% das intenções de voto. Indecisos, brancos ou nulos totalizam 3,4%.
O nome de Lula também foi testado contra outros nomes da direita. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que já lançou sua pré-candidatura para o Palácio do Planalto, o petista ganharia, com 47,1%, contra 40,9% do chefe do Executivo mineiro. Os votos indecisos, brancos ou nulos são 12%.
Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também já se lançou pré-candidatura, Lula seria reeleito com 46,7% contra 40,3% do chefe do Executivo baiano. Já os votos em branco, nulos ou indecisos somam 13%.
Segundo a pesquisa, Lula também venceria o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). O petista aparece com 46,9%, e o chefe do Executivo paranaense, 41,1%. Já brancos, nulos ou indecisos são 11,9% .
Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Lula aparece com 47,2% contra 24,9% das intenções de voto do chefe do Executivo gaúcho. Votos brancos, nulos ou indecisos são 27,9%.
A pesquisa entrevistou 6.238 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto com questionários on-line. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Postar comentário