O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nesta segunda-feira (18) uma audiência pública para apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias dos rios Piauí e Canindé.
O projeto prevê benefícios diretos para 24 municípios piauienses, alcançando um total de 26 cidades. Entre elas aparecem Remanso e Sento Sé, na Bahia, que já são banhadas pelo Rio São Francisco. Com a obra, o objetivo é estender a transformação que o “Velho Chico” já promove no território baiano também para o semiárido do Piauí.
Contexto da obra
Segundo o deputado estadual Franzé Silva (PT), autor do requerimento da audiência, o Piauí ficou de fora das fases já concluídas da transposição.
“O Piauí ficou esquecido na transposição. Historicamente, o projeto original previa três eixos: Norte, Leste e Oeste. O Norte e o Leste já foram executados, beneficiando Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O que falta é o Eixo Oeste, que trará água para os rios Canindé e Piauí, transformando a região de São Raimundo Nonato e Serra da Capivara em um oásis produtivo, como já ocorre em Pernambuco e Bahia”, explicou.
O Canal de Integração do Sertão Piauiense, também chamado de Eixo Oeste, partirá do Lago de Sobradinho (BA), com previsão de abastecer cerca de 600 mil habitantes e possibilitar a irrigação de 13 mil hectares.
Postar comentário