Uma nova moda curiosa já esta se espalhando nas redes sociais. Trata-se do uso de chupetas tamanho adulto. O acessório, que remete à infância, vem sendo usado por jovens de diferentes países, incluindo o Brasil.
Inicialmente, adultos na China e Estados Unidos vinham utilizando como forma de aliviar o estresse, ajudar a dormir e até controlar crises de ansiedade.
A febre começou a ganhar força no TikTok, onde vídeos de adultos usando chupetas em situações de tensão, como no trânsito ou no ambiente de trabalho, acumulam milhares de visualizações.
A moda começou a ganhar força e há quem personalize o item, transformando o hábito em um símbolo de estilo e expressão pessoal.
As chupetas para adultos são vendidas principalmente em plataformas de e-commerce internacional, como o chinês Taobao.
Os preços variam bastante: de 10 yuans (cerca de R$ 7) para modelos simples até 500 yuans (aproximadamente R$ 380) para versões mais sofisticadas.
Chupeta para adulto divide opiniões
Nem todos, porém, aprovam a tendência. Alguns usuários sugerem alternativas menos polêmicas. No X, antigo Twitter, um internauta declarou: “Se você quer algo na boca, masque chiclete. Se quer chupar alguma coisa, use um pirulito”. Outro ironizou: “RIP Sigmund Freud, você teria adorado isso”.
Dentistas também estão alertando para os riscos do uso prolongado das chupetas, especialmente para a saúde bucal.
Ao South China Morning Post, o dentista Tang Caomin, de Chengdu, declarou que chupar o acessório por mais de três horas diárias pode alterar a posição dos dentes em apenas um ano.
Além disso, o hábito pode causar dor ao mastigar e reduzir a capacidade de abrir a boca. “O potencial dano à boca é intencionalmente minimizado pelos vendedores”, disse Caomin.
Tendências em 2025
Até agora, neste ano de 2025, algumas tendências chamaram a atenção nas redes sociais. Nas últimas semanas, o morango do amor tomou conta das plataformas e fez até mesmo a fruta ficar mais cara no Brasil.
No primeiro semestre, o bebê reborn passou a viralizar e também causou polêmica, com críticas e elogios aos bonecos realistas.
Postar comentário