Meia tonelada de peixes ilegalmente adquiridos em Remanso são apreendidos no Piauí

A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), apreendeu cerca de 500 kg de peixes transportados ilegalmente na PI-140, na localidade de Serra Vermelha, em São Raimundo Nonato, nessa quinta-feira (23). A carga, composta por espécies como tilápia, piau, carpa e tucunaré, havia sido retirada do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e seria levada para Ribeiro Gonçalves (PI).

A ação, realizada durante as operações Piracema e Força Total, identificou o transporte como crime ambiental, infringindo a legislação vigente. Todo o pescado foi apreendido e posteriormente doado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), responsável pela distribuição às famílias cadastradas na região. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra o responsável pela carga.

Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), práticas como pesca, transporte ou comercialização de peixes durante o período de defeso — como a piracema — configuram crime ambiental, passível de multa e até detenção, dependendo da gravidade da infração.