A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Rede de Atenção à Saúde Interestadual na Macrorregião do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), destinados para pacientes com Covid-19, chegou a 100% nesse domingo (07).
Com a superlotação, 12 pacientes estavam aguardando na fila de espera da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL).
Atualmente rede PEBA, que atende 53 municípios da Bahia e Pernambuco, possuí 132 leitos de UTI, sendo 32 em Petrolina e 30 em Juazeiro.
Veja o quadro completo:
Diante da situação, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, se manifestou em um vídeo divulgado nas redes sociais.
“No próximo dia 23, vamos completar 1 ano desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em nossa cidade, mas a noite de hoje, 07 de março, infelizmente será marcada por termos atingido o que evitamos desde então: não existem mais leitos de UTI disponíveis em Petrolina. Para ninguém. É muito triste saber que corremos o risco de ver sendo repetidas aqui as cenas que já vimos em outras cidades do país. Digo isso não só como prefeito, mas como ser humano” expressou Miguel Coelho.
O município de Juazeiro, recebeu 10 respiradores doados pelos municípios de Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes, sendo 5 de cada. De acordo com a prefeitura, os equipamentos irão compor 10 novos leitos de UTI para o Hospital de Campanha.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro afirmou que terá até a próxima quarta-feira (10) para montar e colocar em funcionamento os novos leitos aqui na cidade.
Além disso, as atividades não essenciais em Juazeiro estão suspensas até às 5h da próxima quarta-feira (10), para controlar o avanço da Covid-19 e diminuir a taxa de ocupação dos leitos.
Preto no Branco
Postar comentário