Com maioria dos votos, Câmara Municipal concede título de cidadão Petrolinense a Sérgio Moro
Com 16 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções, foi aprovado na sessão desta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Decreto Legislativo que concede o título de cidadão Petrolinense a Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública. A PL nº 005/2018 é de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB).
Ainda não foi divulgada uma data para que o ministro venha a Petrolina receber a homenagem. Esta deve ser a primeira visita de Moro ao município, desde que assumiu o cargo de ministro no governo de Bolsonaro.
Mesmo não atendendo a premissa de conceder o título municipal às pessoas que tenham relevantes serviços prestados a comunidade local, como estabelece o artigo 13 da Lei Orgânica do Município de Petrolina, o autor argumenta que Sérgio Moro deva receber o título “por relevantes serviços prestados a nação brasileira em combate a corrupção”.
O projeto foi apresentado no primeiro semestre do ano passado. A última tentativa de votação, antes da aprovação, havia acontecido no dia 15 de maio de 2018, mais foi adiada, tendo em vista que a sessão do dia foi dedicada a prestação de contas da Secretaria de Saúde do município.
Polêmicas
A votação acontece em meio a uma grande polêmica envolvendo o ministro. Em conversas divulgadas pelo The Intercept Brasil, o então juiz da Lava Jato troca colaborações com Deltan, coordenador da força-tarefa, o que é vetado por lei. Segundo o site, as mensagens foram enviadas à reportagem por fonte anônima e se referem ao período de 2015 a 2018.
Confira como votou cada vereador/a presentes na sessão ordinária:
VOTARAM A FAVOR:
Ronaldo Silva – PSDB;
Ronaldo Souza – PTB;
Rodrigo Araújo – PSC;
Aero Cruz – PSB;
Elias Jardim – PHS;
Osório Siqueira – PSB;
Zenildo Nunes – PSB;
Manoel da Acosape – PTB;
Gaturiano Cigano – PRP;
Ruy Wanderley – PSC;
José Batista da Gama – PDT;
Major Enfermeiro – PMDB;
Gilberto Melo – PR;
Alex de Jesus – PRB;
Osinaldo Souza – PTB
VOTARAM CONTRA:
Gilmar Santos – PT;
Cristina Costa – PT;
Paulo Valgueiro – MDB
SE ABSTIVERAM:
Gabriel Menezes – PSL
Elismar Gonçalves – MDB.
O vereador Domingos de Cristália, PSL, não compareceu a sessão
1 comentário