Com maioria dos votos, Câmara Municipal concede título de cidadão Petrolinense a Sérgio Moro

Com 16 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções, foi aprovado na sessão desta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Decreto Legislativo que concede o título de cidadão Petrolinense a Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública. A PL nº 005/2018 é de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB).

Ainda não foi divulgada uma data para que o ministro venha a Petrolina receber a homenagem. Esta deve ser a primeira visita de Moro ao município, desde que assumiu o cargo de ministro no governo de Bolsonaro.

Mesmo não atendendo a premissa de conceder o título municipal às pessoas que tenham relevantes serviços prestados a comunidade local, como estabelece o artigo 13 da Lei Orgânica do Município de Petrolina, o autor argumenta que Sérgio Moro deva receber o título “por relevantes serviços prestados a nação brasileira em combate a corrupção”.

O projeto foi apresentado no primeiro semestre do ano passado. A última tentativa de votação, antes da aprovação, havia acontecido no dia 15 de maio de 2018, mais foi adiada, tendo em vista que a sessão do dia foi dedicada a prestação de contas da Secretaria de Saúde do município.

Polêmicas

A votação acontece em meio a uma grande polêmica envolvendo o ministro. Em conversas divulgadas pelo The Intercept Brasil, o então juiz da Lava Jato troca colaborações com Deltan, coordenador da força-tarefa, o que é vetado por lei. Segundo o site, as mensagens foram enviadas à reportagem por fonte anônima e se referem ao período de 2015 a 2018.

Confira como votou cada vereador/a presentes na sessão ordinária:

VOTARAM A FAVOR:

Ronaldo Silva – PSDB;
Ronaldo Souza – PTB;
Rodrigo Araújo – PSC;
Aero Cruz – PSB;
Elias Jardim – PHS;
Osório Siqueira – PSB;
Zenildo Nunes – PSB;
Manoel da Acosape – PTB;
Gaturiano Cigano – PRP;
Ruy Wanderley – PSC;
José Batista da Gama – PDT;
Major Enfermeiro – PMDB;
Gilberto Melo – PR;
Alex de Jesus – PRB;
Osinaldo Souza – PTB
VOTARAM CONTRA:
Gilmar Santos – PT;
Cristina Costa – PT;
Paulo Valgueiro – MDB
SE ABSTIVERAM:
Gabriel Menezes – PSL
Elismar Gonçalves – MDB.
O vereador Domingos de Cristália, PSL, não compareceu a sessão

1 comentário

comments user
J Cícero Costa

É no mínimo insensata a concessão dese título pela Câmara municipal a uma pessoa como essa que nada fez por Petrolina e que é apontado como protagonista de uma das maiores farsas jurídicas da história do Brasil – o “escândalo da vaza jato” -, como tem sido denominado o suposto conluio entre o ex-juiz e procuradores da lava jato, revelado a partir da divulgação de conversas entre eles e que mostram com clareza o enredo de uma suposta mancomunação entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, estabelecida com propósitos políticos para impedir Lula de participar das eleições presidenciais de 2018, a qual venceria com facilidade no primeiro turno, conforme apontavam todas as pesquisas à época.

A homenagem a Moro de iniciativa do vereador Ronaldo Silva, aprovada pela Câmara, afigura-se como satisfação de um desejo pessoal ou faccional. O referido edil, autor do decreto, certamente admira e venera o homenageado, e tomado por esses sentimentos, articulou assim junto aos seus pares um tributo ao seu ídolo.

O fato é que no Brasil, infelizmente são poucos os parlamentares que honram seus mandatos, a maioria atua quase sempre na defesa de interesses privados, em detrimento do interesse público, transformando o parlamento em um verdadeiro balcão de negócios, onde prevalece o fisiologismo, reduzindo o debate político muitas vezes a um espetáculo movido a hipocrisias, discursos falaciosos e “homenagens” artificiosas, sem qualquer compromisso com os anseios do povo e sem respeito algum ao eleitor.

Em 2020, mais uma vez, muitos desses parlamentares estarão nas ruas e praças da maravilhosa Petrolina, alguns ostentando méritos e qualidades que não têm, outros pedindo votos que nunca honram e prometendo coisas que nunca cumprem.

Nas próximas eleições, o eleitor petrolinense tem mais uma vez a chance de intervir de forma positiva e determinante no âmbito da seara política municipal, votando de forma consciente e responsável, sem se deixar seduzir por falácias.

Através do voto, o povo tem o poder de mudar o cenário político da cidade, do estado e da Nação.

Não se deixe enganar… de novo !!