Na segunda-feira (19/2) a senhora Salvadora, gestante do seu primeiro filho, perdeu o bebê no Hospital Municipal (HM) de Campo Alegre de Lourdes. Depois de várias tentativas da equipe médica para realizar parto normal, a paciente foi submetida a um parto de cesariana para tirar o feto que já estava sem vida.
O Secretário Municipal de Saúde, Dirceu Júnior, divulgou nota oficial sobre o caso. Segundo ele a paciente teve todos os cuidados necessários para realização do parto.
De acordo com uma fonte da redação, a gestante chegou ao HM na segunda-feira (19/02) por volta das 6h da manhã.
Conforme informações dessa mesma fonte, Salvadora, moradora do povoado Volta de Baixo, tinha comparecido ao hospital desde o dia 9 de fevereiro. Neste dia, o médico de plantão examinou e verificou que estava tudo bem com o bebê. Em seguida, a paciente foi orientada a retornar na sexta-feira da semana seguinte, dia 16, pois não tinha sinais de parto.
No dia marcado ela voltou ao HM, quando foi constatado mais uma vez que estava tudo bem com a criança. Salvadora foi encaminhada para ser atendida com outro médico no dia seguinte, sábado (17/02). Retornando ao HM, ela ficou sabendo que o médico a qual tinha sido encaminhada, não estava atendendo naquele dia. A gestante voltou pra casa. Na segunda-feira ela chega ao hospital em busca de atendimento.
A redação do Blog do Josué Mariano tentou entrar em contato com a diretora do hospital, Naiara (esposa do secretário de saúde), para maiores informações. Não obtivemos nenhuma resposta.
Também tentamos contato com a enfermeira que fez o pré-natal da gestante no Posto de Saúde, e com a enfermeira responsável técnica pelo hospital. Ambas não quiseram se pronunciar.
Ainda buscamos informações com a recepcionista do HM que trabalha nos finais de semana, e novamente ficamos sem retorno.
Por fim, conseguimos falar com um dos médicos que nos disse que a assistência ao parto transcorreu dentro das rotinas, e que o bebê teve sofrimento intrauterino e não resistiu. Os motivos, pelos quais chegou a esta situação, não se sabe informar. Outras informações fazem parte do sigilo profissional da equipe do hospital.
Veja a seguir nota oficial na íntegra, emitida pelo Secretário Municipal de Saúde:
Nota de Esclarecimento
A SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES VEM POR MEIO DESTA NOTA, INFORMAR QUE A PACIENTE DE INICIAIS S.F.S DEU ENTRADA NA UNIDADE HOSPITALAR NA MANHÃ DA SEGUNDA FEIRA (19/02), COM INDÍCIOS DE TRABALHO DE PARTO. SENDO CONSTATADO O INÍCIO DE TRABALHO DE PARTO, A PACIENTE FOI ACOMPANHADA PELA EQUIPE DA UNIDADE, CONTUDO TEVE O DESFECHO, INFELIZMENTE, DESFAVORÁVEL, UMA VEZ QUE FOI VERIFICADA A EXISTÊNCIA DE NATIMORTO (FETO SEM VIDA), TENDO EM VISTA OS SINAIS QUE ESTAVAM SENDO EVIDENCIADOS NO MOMENTO DA EVOLUÇÃO DO PARTO.
DESTA FORMA, PARA PRESERVAR A SAÚDE E INTEGRIDADE DA VIDA DA PACIENTE FOI REALIZADA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA PARA RETIRADA DO FETO, SENDO CONFIRMADO A MORTE FETAL POR NÃO APRESENTAR SINAIS VITAIS.ESCLARECEMOS QUE, DESDE A ADMISSÃO DA PACIENTE NA UNIDADE, FORAM REALIZADAS PELA EQUIPE AS CONDUTAS TERAPÊUTICAS E PROCEDIMENTAIS PARA A EVOLUÇÃO DO PARTO DA SRA. S.F.S.ASSIM, VENHO EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS NESTE MOMENTO DE SOFRIMENTO DA FAMÍLIA E RENOVO NOSSO COMPROMISSO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA SAÚDE CAMPOALEGRENSE.
COM INFORMAÇÕES E FOTO. BLOGDOJOSUEMARIANO.COM.BR
Postar comentário