Nesta quarta-feira (08), famílias do Assentamento de São José, zona rural de Casa Nova, foram capacitadas para receber cisternas de consumo humano em suas residências, através do Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF). A atividade foi realizada pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entidade contratada pelo CONSTESF para executar a construção das cisternas.
Durante a capacitação, 33 pessoas receberam instruções sobre o cuidado que deverão ter com a cisterna que irão receber. Além de como fazer a manutenção adequada da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca.
Para o trabalhador rural, Josivaldo Santos Castro, a cisterna vai trazer qualidade na saúde da sua família, que não precisará mais armazenar água em recipientes inadequados. “Com essa cisterna chegando para a gente, vamos ter condições de termos uma água melhor. Nós, que somos lavradores da roça, temos o costume de guardar a água em pequenas vasilhas que não são nem próprias para guardar água, porque, muitas vezes, são vasilhas que tinham produtos químicos antes”, afirmou.
De acordo com o coordenador de campo do CONTESF, Mauro Macêdo, responsável pelo monitoramento do projeto, a previsão é que as cisternas comecem a ser construídas em 10 dias. “Assim que as cisternas ficarem prontas, as famílias receberão sua primeira água através de caminhões pipa, para posteriormente começarem a coletar a água através das chuvas”, explicou.
O CONSTESF
O Consócio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco é uma associação pública de direito público fundada em 15 de outubro de 2009, com base na Lei Federal 11.107, fruto de um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial nos 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco na Bahia. Os municípios consorciados são Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos.
O CONSTESF possui como objetivo a realização de serviços públicos, associados ou não a obras, nas áreas de educação, saúde, agricultura familiar, saneamento, energia, transporte, meio ambiente, segurança, dentre outras.
Fonte: CONSTESF