Foi divulgado ontem (08) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que é a avaliação da educação dos Estados, Municípios e do próprio Brasil em um só número, onde se juntam dados como aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar de desempenho nas avaliações do Inep, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A grande novidade deste ano é que Remanso além de ter dado um salto incrível no indicador, superou as metas projetadas para este ano, que para o município era de 3.9 e ao final foi alcançado o resultado 4.2, quebrando assim a marca esperada apenas para o ano que vem.
É interessante saber que a nota de Remanso está acima das expectativas, acima das médias de cidades do nosso porte e contexto, e acima da média projetada para o Estado da Bahia em 2015. A evolução foi mais incrível porque entre 2007 e 2013 (06 anos) o avanço foi de 0.6 pontos, a mesma marca alcançada em apenas dois anos desta gestão, quando houveram as avaliações.
Na avaliação das escolas, os resultados também são excelentes, a exemplo do Ensino Fundamental I, onde todas as escolas aumentaram suas notas, destacando:
A Escola Municipal (EM) Profa. Alice Dantas pulou dos 3 pontos de 2013 para 4.2 nesta avaliação.
As EMs Diomar Martins e Demosthenes Guanaes surpreenderam alcançando 4.4 no IDEB.
As Escolas Municipais Delza Gonçalves e Theódulo Albuquerque cravaram 4.6 colocando seus professores, alunos e gestores na história daquelas comunidades.
E a grande medalha de ouro do nosso município, a Escola Municipal Profa. Isolina Nunes Barbosa, do BNH, com a incrível nota 4.9, a maior de Remanso, acima de todas as expectativas.
E no Ensino Fundamental II:
Colégio Municipal Demosthenes Guanaes Pereira na Localidade Espinheiro que se manteve crescendo a cada avaliação e no ano de 2015 alcançou a nota de 4.2 superando a meta projetada para 2021! Parabenizamos toda Equipe pelo belo trabalho!
Colégio Municipal Deputado Theódulo Albuquerque: Foi avaliado pela primeira vez e alcançou a nota 4.4! Maior nota dentre dos colégios do Ensino Fundamental II.
Colégio Municipal Prof Dionísio na Localidade Xique-Xique: Aumentou sua nota e muito em relação a 2013, pulou de 2.7 para 4.1, superando a meta projetada para 2019.
Colégio Municipal Santo Antonio (Estacada): superou a média projetada para 2019 alcançando resultado de 3.7, um feito inédito.
Colégio Municipal Wilson Lins de Albuquerque, superou a média projetada para 2017.
Todas estas escolas na área rural são ainda mais vencedoras, porque enfrentam adversidades naturais e limitações que precisam ser vencidas a cada dia, o que torna alunos e professores verdadeiros heróis da educação.
O resultado do IDEB depende de muitas ações a serem realizadas pelos gestores em educação, como oferecer condições adequadas para o funcionamento das aulas, alimentação escolar de qualidade, transporte escolar, capacitação de professores e equipes, suporte técnico e aporte de recursos.
Os bons resultados do IDEB de Remanso comprovam que o trabalho realizado em nosso município foi eficiente e sério, e deixa o desafio para os próximos gestores.
Confira entrevista com Iêda Bacelar e Maria Olivia, Secretaria de Educação de Remanso:
Da redação: redacao@remansonoticias.com.br