SAAE de Remanso faz esclarecimentos sobre fotos da ETA divulgadas na internet
O SAAE de Remanso esclarece que a água fornecida à população é POTÁVEL e atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. O único ponto falho é a TURBIDEZ (água turva), mais que não oferece nenhum risco à saúde. É importante lembrar que é realizado o controle permanente do tratamento de água na Estação de Tratamento, que funciona 24 horas por dia, com operadores treinados e responsáveis, sendo que esse monitoramento é realizado de hora em hora.
Com relação as fotos que foram divulgadas de forma irresponsável e mal intencionadas, dando a entender que existe um descaso e que estamos oferecendo água de péssima qualidade, esclarecemos que essa informação não procede e que aquele é o processo utilizado em todas as cidades para tratar a água. Nas fotos em questão a água está na fase de COAGULAÇÃO e FLOCULAÇÃO, processo em que as partículas de impurezas são muito pequenas e não conseguem se sedimentar, e para isso, é necessário utilizar um coagulante, que no caso de Remanso é SULFATO DE ALUMINIO. Esse produto atrai as impurezas presentes na água e faz com que elas se aglomerem (se juntem) para depois serem retidas no processo de filtração, deixando a água própria para o consumo.
Figura 1: Tratamento da água bruta na cidade de Remanso/BA. Em destaque o processo de coagulação utilizando sulfato de alumínio.
Figura 2: Estação de tratamento de água da cidade de Várzea Grande (Mato Grosso). Percebe-se que a água bruta chega à estação de tratamento com uma qualidade muito ruim e que forma-se uma larga espuma em toda a extensão do decantador.
Figura 3: Foto da tina (local em que é preparado o reagente) de sulfato de alumínio na ETA de Remanso/BA. A coloração escura é característica do reagente.
Figura 4: Estação de tratamento de água da cidade de Bauru. Na foto está ocorrendo o processo de floculação das impurezas através da adição de sulfato de alumínio (mesmo reagente que é utilizado na cidade de Remanso/BA).
Com relação a turbidez e ao odor da água informamos que o problema é decorrente do aumento recente do nível do rio sobre a vegetação que estava presente no cais da cidade e que as medidas corretivas já estão sendo tomadas, inclusive com a aquisição de insumos (de alto custo) que nos auxiliarão no processo de tratamento da água.
É importante frisar que o SAAE de Remanso nunca vivenciou uma situação atípica como essa e que esse mesmo problema tem-se apresentado em cidades como Casa Nova/BA e Sobradinho/BA.
O SAAE de Remanso, reitera à população desta cidade seu compromisso e comprometimento em prestar serviços de alta qualidade e repudia veementemente qualquer ato falacioso e de cunho eleitoreiro que tende a denegrir a imagem desta Autarquia.
Informações: Ascom SAAE